Diálogo Intergeracional

Por
Bienal de Luanda
20, Abril 2023

Diálogo Intergeracional

#

O desafios de construir pontes entre gerações dedicadas a uma África pacífica é um dos pontos altos da Bienal de Luanda.

 

 

Com efeito, o Plano de Acção por uma Cultura de Paz na África/Make Peace Happen foi aprovado em Março de 2013, em Luanda, durante o Fórum Pan-africano sobre fontes e recursos por uma cultura de paz. Como parte dos seus esforços de implementação, a Bienal de Luanda ocorreu pela primeira vez em setembro de 2019. O Diálogo Intergeracional é um dos principais eixos fundamentais da Bienal de Luanda.

Na primeira edição, mais de 1 300 jovens foram envolvidos, tanto online quanto no espaço do Fórum de Juventude, para partilhar experiências e discutir sobre recomendações para Estados-membros, União Africana, agências do Sistema das Nações Unidas, e para PAYNCOP e organizações de jovens sobre dois tópicos principais – juventude, paz e segurança, criatividade, empreendedorismo e inovação no continente africano.

Na segunda edição, a Bienal de Luanda continuou a consolidar os seus compromissos ao construir pontes de diálogo entre líderes e jovens dedicados a promover uma cultura de paz duradoura e não violência no continente africano.
 

Em verdade, para a Bienal de Luanda de 2021, mais de 100 jovens participantes de todas as partes do mundo – particularmente com foco nos países da UA e da Diáspora, participaram no Diálogo Intergeracional com ministros encarregados das áreas da juventude e cultura para debater sobre a importância da diversidade cultural e patrimonial de África e da suas diásporas para promover a cultura de paz no continente.

Os jovens e os líderes discutiram sobre a apropriação nacional da Convenção sobre Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (Outubro de 2003), a Convenção sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (Outubro de 2005) e seus impactos positivos sobre o incentivo à paz, à coexistência e à interacção de diferentes identidades culturais e patrimoniais em toda a África; e, em segundo lugar, questionar a relação dos jovens com sua cultura e como eles constroem sua identidade cultural em sua relação com a alteridade.
 

 

Um Diálogo Online!


Na sequência de um concurso online lançado a 30 de Junho de 2021, foram seleccionados mais de 100 jovens de África e das suas diásporas (jovens de ambos os sexos) para participar no Diálogo Intergeracional 2021.

Os jovens seleccionados co-desenvolverão e implementarão um programa intitulado "Juventude engajada no movimento panafricano por uma cultura de paz e não-violência", cujo objectivo é possibilitar a participação efectiva de jovens e suas organizações no Diálogo Intergeracional e nos Fóruns Temáticos e de Boas Práticas da Bienal de Luanda, bem como o seu contributo efectivo, a médio e longo prazo, para o Movimento Pan-Africano para uma Cultura de Paz e Não-Violência.

 

 

Mensagem de paz de Jovens afrodescendentes da America Latina

Shadya Harvey, uma jovem afrodescendente de Santa Marta (Colómbia), fala sobre o significado de ser uma mulher afrodescendente, o papel das jovens na construção da paz e importância da diversidade cultural e patrimonial de África e sua diáspora.